9 de fevereiro de 2011

Sampa


Andando pela cidade meu coração pulsa mais rapidamente. Não por medo da desgraça ou algum perigo que me cerca, e muito menos por algum amor perdido, ele pulsa juntamente com o vai e vem da cidade. Grande cidade, muitas pessoas, uma verdadeira aldeia de ritmos, estilos e cores fazem desta, minha amada casa, única.
Como um corpo único é cortada por veias, artérias, que não transportam um sangue vermelho, verdadeiramente puro, mas um sangue colorido proveniente de várias raças, credos,que confirmam o ar de cidade mãe.
Esta é minha casa, se quiser pode entrar. Nesse infinito particular cheio de mistérios, que jamais todos os sentidos podem apurar, cheia de histórias, tristes ou felizes, refleta de cenários da novela cotidiana, essa paulicéia desvairada, como dizia Mário, me conquista a todo segundo, fazendo meus pés cimentarem nesta terra da garoa.
Não é necessário datas especiais para declarar aos sete ventos seu amor por alguém, o amor está em tudo, basta romper o lacre da realidade dura e deixar que a poesia e o lirismo tomem conta dos objetos.Este amor chegará a todos os lugares, em todas as pessoas, tomará conta da cidade do Centro a Itaquera e se escutará um suspiro " A como te amo São Paulo".
Minha casa, minha aldeia, meu eu... Minhas lembranças se perdem por suas ruas, meus passos, algumas vezes temorosos outras vezes firmes e corajosos, modelam suas calçadas... Meus pontos de encontro por aqui não são tão conhecidos, e muito menos populares, turísticos. Cada esquina tem sua marca, passando meu olhos por elas posso reconhecer meu destino e nele embarcar até esperar a próxima estação.
Sua melodia agitada, fundamentada entre xingos e buzinas, não me assusta, pelo contrário, tornam-me um ser em alerta e qualquer obstáculo, seja este físico ou sentimental, me fazem criar força para pulá-lo e virar na próxima esquina.
Navego pelo seu sangue colorido e encho-me de alegria. Nele posso passar por ruas e avenidas , cruzar a Av. São João com a Ipiranga, porém o significado dessa grande metrópole para esta que os fala, pode ser universal para muitos, particular demais para estas linhas, como um longo e debochado suspiro... Lar doce lar!

Mari Pereira

Um comentário:

  1. Simplesmente LINDO !
    Ah! Nossa querida e linda SP onde agente sempre se encontra !
    *-*

    ResponderExcluir